sexta-feira, 4 de abril de 2008

Vaca ataca

O título até é ... poético. Mas imaginem que, numa destas aldeias da Beira Alta, ali para os lados do Sátão e Vila Nova de Paiva, uma vaca «desgovernada» avança pela estrada fora pela estrada que atravessa a povoação e esbarra contra um homem que, mesmo tentando desviá-la com uma sachola, é lançado para o chão e acaba com o fémur partido além de um grave ferimento na perna. Nunca se viu tal coisa por aquelas bandas. A pessoa em causa é o meu pai, já com 83 anos. A terra é Covelo. No hospital, o pessoal até achou piada. Diziam: o quê? Uma vaca atropelou-o?
Lida um homem a vida inteira com os animais domésticos, domestica-os de geração em geração, fá-los cúmplices da prodigiosa fecundidade da terra, e depois aos 83 anos levam-se unas cornadas e uns coices... Vá-se lá perceber o mundo...
Sinais dos tempos... Quantas vezes vivemos paredes-meias com o perigo ou com o insólito?

4 comentários:

Anónimo disse...

Um rapido restabelecimento para o teu pai.
Quanto à vaca, andará louca ou será o início da revolta dos animais contra os homens que sempre os exploraram, a troco de apenas comida? :-))

lourenja.blogspot.com disse...

"A tudo se chega se a vida dura"
As melhoras para o acidentado

Anónimo disse...

As melhoras rápidas para o teu pai!
Aquele abraço!

Rocha

Hermínio disse...

Obrigado a todos pelas «melhoras».
De facto a operação correu bem: uma placa de platina (suponho) aparafusada, que vai «garantir» que ele possa restabelecer-se e continuar a caminhar.
Quanto à vaca, aos animais explorados em troca de comida...
Não sermos nós, mutatis mutandis, mais explorados em troca de um salário... Sempre sujeitos aos caprichos e joguetes dos f..... da p... dos Sócrates que se sucedem no teatro de São Bento?