terça-feira, 29 de abril de 2008

(In)Actividade Física

Ossadas de uma bicicleta,
encontradas por mim perto da estrada romana de Ranhados.
Será uma metáfora da saúde portuguesa?

O caso português



Portugal é o país da União Europeia que tem os piores índices de actividade física quer espontânea, quer organizada, ou seja, somos o povo menos fisicamente activo da União Europeia. Isto quer dizer que, num país pobre como o nosso, continuamos a desperdiçar o baixo investimento nesta prática, a qual que dá grandes dividendos, não só de qualidade de vida como económicos, quer à escala individual, quer à escala dos vários sistemas de saúde, privados ou estatais, quer, em última análise, à escala do próprio país. Se toda a população fosse mais activa, e não estamos a falar de todos serem desportistas mas de pelo menos todos andarem 30 minutos por dia, os portugueses eram mais felizes, tinham melhor saúde, melhor qualidade de vida e mais prazer e o país poupava muitos milhões de contos em hospitalizações, comparticipações de medicamentos e outras despesas de saúde, etc., relacionados com as doenças devidas ao sedentarismo, recursos esses que poderiam ser canalizados para outras necessidades. Poupava-se também muito sofrimento, muita invalidez e muitas mortes. Reverter esta estado de coisas passa por macrointervenções político-sociais e económicos, quer ao nível do poder central como local, mas também ao nível das empresas, das escolas e por intervenções a nível das comunidades mais pequenas, sobretudo das famílias. Nestes planos será fundamental englobar a terceira idade pois os estudos científicos têm revelado que nunca é tarde demais para (re)começar a praticar e que em todas as idades há potencial biológico para ganhar com a sua prática.


In: http://cardiologia.browser.pt/PrimeiraPagina.aspx?ID_Conteudo=51

3 comentários:

Anónimo disse...

Segundo o que vi, quando desfolhei há dias uma revista sobre Arquitectura, parece que a "ferrugem" está na moda! Eu diria mais: "Cada vez há mais cérebros enferrujados,plenos desse maldito óxido de ferro, que bloqueia os neurónios!" Talvez seja esse o mistério de tanto atraso neste país!
Vamos continuar a "dar ao pedal" até que as pernas aguentem!

Abraço
Roxa

Anónimo disse...

Queres ver que foram os romanos (de Ranhados) que inventaram a bicicleta...
Com apenas 2 séculos de existência, este meio de transporte é ainda hoje um exemplo de excelente relação entre peso e potência. Repare-se que a sua "tara" pode ser 10 vezes inferior à "massa" que pode ser transportada.
Um carro com a tara de 1200kg pode transportar 350 ou 500 kg.
Note-se o desperdício de energia para fazer mover o monstro vazio.
Até prova em contrário a bicicleta é o transporte mais racional e amigo do ambiente que conheço.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Então, Hermínio! Estás de férias?