terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Bicicleta

Caros amigos, o assunto é sério. Já me chamaram «anormal» ou coisa parecida hoje...Hoje é Segunda-feira: vou para a escola às 08:30 da manhã (o que só me faz bem!) e, como deixo as milhas filhas no infantário e ATL, levo o carro. Certo? Claro que depois venho almoçar a casa de carro. Até aqui, tudo «normal» (até de mais).Mas hoje à tarde, quando regressei à escola, fui na minha velhinha bicicleta «Órbita». O tempo é de Inverno, mas a chuva só ameaçava (e eu levava uma capa).Mal chego, uma colega interpela-me: - Vieste de bicicleta!?? Tu estás doido, pá!E acrescentou, no à-vontade que tem comigo: - Mas tu és anormal! E eu, aí, disfarcei, e ri com ela...
Eu sei, eu sei. Sou mesmo anormal. Mas pronto, não era preciso dizê-lo... e depois só porque fui de bicicleta? Vá lá, sejam razoáveis...Ainda vai levar uns tempos até ver as pessoas «normais» a deixarem o carro na garagem. Por enquanto, está tudo bem, tudo «normal». É mais carro menos carro... e o "meu" não conta.Já ao entardecer, regressei a casa pelo parque do Fontelo, e, acreditem, foi mais uma momento de serenidade: poucas pessoas podem regressar a casa assim. Garanto-vos que não senti falta do carro.
Aquela colega não sabe o que perde. Nem imagina o que um betetista costuma fazer nas manhãs de Domingo, por montes e vales, com chuva ou com sol... Mas disso, já sei eu alguma coisa.
Montes Hermínios

8 comentários:

Al Cardoso disse...

Pois e caro amigo, o que era normal ainda nao ha muitos anos, pois o "anormal" era ter-se carro agora e o oposto!!!

Ja dizia o nosso maior poeta "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades"....

Nao desanime que voce e que esta certo.

Um abraco d'algodrense.

João Paulo Lopes Clemente disse...

É verdade, amigo Hermínio!
Tu é que tens razão.Quem me dera poder fazer o mesmo! Todavia, 100
Km é muito!
Um abraço amigo
JPC

Hermínio disse...

Claro... 100 Km são proibitivos.
E quando são apemas 3, para muita gente são-no de igual modo.
No entanto, eu entendo isto como algo se «simbólico» e prático ao mesmo tempo. Uma espécie de ideal... É que, seja como for, nunca devemos deixar de ter algum ideal. É vital.

José Sidónio M. Silva disse...

eu também ia de bike para a escola...mas o problema é que não tenho atrelado para levar e trazer os filhos...ahhh...
Sid

Vítor Amado disse...

Ah, grande Hermínio. Parabéns pelo blog e força.
Abraço.

lourenja.blogspot.com disse...

Julgo ser o Hermínio que conheço?
Parabéns, quando tiver tempo posso integrar o teu sítio na minha lista de amigos?

Anónimo disse...

Num país pobre espanta-me sempre ver tanta bicla acima dos 1000 euros e tão pouca utilização deste espantoso meio de locomoção no dia a dia.
Um gajo vai aos países ricos da europa e vê biclas (modestas) por todo o lado, a toda a hora. Em Oslo, por exemplo, lembro-me de ter contado mais mulheres de bicicleta do que homens.

Hermínio disse...

É verdade. Talvez o problema tenha a ver, em parte, com o facto de os portugueses não costumarem ir a Oslo. (Mas ainda assim sempre vão Barcelona ou a Aveiro...) As bicicletas, por cá, enferrujam nas garagens.
É fácil ouvir: - Eu até andava de bicileta, mas...